sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Fotógrafo é impedido de sair de templo da Universal

O sub-editor de fotografia da Rede Anhanguera de Comunicação, Gustavo Magnusson, ficou cerca de meia hora preso dentro de um templo da Igreja Universal do Reino de Deus, em Campinas, São Paulo. Ele foi impedido de sair por membros da Igreja após registrar imagens do desabamento de parte do teto do imóvel, na noite desta quarta-feira (04/02).

Magnusson conta que não foi agredido, mas que sua saída só seria permitida se entregasse o material fotográfico.

“Eles fecharam as portas e ficaram comigo lá dentro, dizendo que eu não podia fazer foto porque não tinha autorização. Eu só saia se entregasse o material e falei que não ia entregar. Liguei pra redação e o pessoal do jornal acionou a polícia”, diz.

Com a chegada de uma equipe do Grupo de Ação e Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), o fotógrafo foi libertado. Magnusson foi encaminhado, dentro da viatura da polícia, ao 1º Distrito Policial de Campinas, onde registrou o boletim de ocorrência.

“Em dez anos de profissão foi a primeira vez que isso aconteceu comigo”, conta.

O fotógrafo estava acompanhado de uma repórter, mas ela foi impedida de entrar no templo. O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e a Federação Nacional dos Jornalistas divulgaram nota repudiando o fato.

“Mais uma vez trata-se de uma tentativa de censurar o trabalho de imprensa (...). Ao agir desta forma, a Igreja Universal não respeita os princípios democráticos que regem este País e, portanto, sua atitude não pode e não deve ficar impune”, diz o documento.

No dia 18/01, jornalistas foram agredidos durante a cobertura do desabamento do teto da sede da Igreja Renascer.

Nenhum comentário: