domingo, 14 de novembro de 2010

Projeto "Nossa Banda" retoma concertos na comunidade



Depois de se apresentar no Festival de Fanfarras no sábado e na Festa das Flores neste domingo (14) a Banda do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville dará sequência ao projeto "Nossa Banda" nos dias 19 e 27.

Na sexta-feira, dia 19, a apresentação ocorre na EM Professor Osvaldo Cabral (10h) e na EM Professor João Bernardino (15h); no dia 27, a banda estará na Sociedade Esportiva e Recreativa Tigre, às 11 horas.
O projeto “Nossa Banda” tem o apoio do Instituto Carlos Roberto Hansen e o patrocínio da Tigre e Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura.

Sobre a Banda

A Banda do Corpo de Bombeiros surgiu em 2004 com o objetivo de desenvolver uma série de atividades sócio-educativas e de apresentações em solenidades.O projeto envolve 120 integrantes organizados na em grupos de instrumentistas em duas formações (mirim e adulta), escola de banda e um corpo coreográfico.

Dentre as atividades realizadas pelo conjunto musical estão os projetos “Banda nos Bairros” e “Nossa Banda”.A banda se insere nas ações de responsabilidade social mantidas pela corporação fundada em 13 de julho de 1982 e a mais antiga do Brasil no gênero.

Ao lado dos bombeiros mirins, despertando em crianças e adolescentes o sentimento de solidariedade, cidadania e ajuda ao próximo, e da preservação da memória com o Museu Nacional do Bombeiro instalado em anexo a unidade central na rua Jaguaruna, a Banda atua na formação de músicos.
Em maio de 2010, oficializou-se a instalação do Ponto de Cultura, projeto do governo federal que liberou recursos aplicados na formação de crianças e adolescentes por meio de atividades artísticas que estimulem o crescimento cultural e a cidadania.

Iniciativa do Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, o Ponto de Cultura é uma ação de desenvolvimento social que acontece em todo o Brasil.
O regente da Banda, maestro Voldis Eleazar Sprogis, explica que a proposta é ensinar música e repassar orientações sobre a atividade dos bombeiros. Lembra que o trabalho dos bombeiros sempre está identificado com momentos de tristeza, no combate ao fogo e nos resgates a acidentes de trânsito e em outras ocorrências.

“Com a música, mostramos o outro lado, da cultura, do entretenimento e da possibilidade de valorização da arte”, assinala.

Ronaldo Correa
Texto Livre