quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Prefeitura torra milhões em propaganda ilegal




Ministério Público investiga uso de dinheiro público para autopromoção em rádio, TV, jornal e outdoor


Em uma tentativa de reverter a desgastada imagem de seu governo, que de acordo com pesquisas recentes, apontavam assustadores 65% de rejeição, o prefeito Carlito Merss (PT) resolveu abrir as torneiras do erário. No entanto, engana-se quem pensa que os recursos públicos escoarão para a saúde ou educação. O dinheiro do contribuinte correrá direto para o ralo da publicidade.

O slogan “Aqui a gente vê compromisso virar realidade”, estampado nos últimos dias em todas as peças publicitárias, na TV, jornais e rádios, se comparada àquelas utilizadas por outros ex-prefeitos, sinaliza claramente a ausência do caráter educativo, informativo ou de orientação social, além de passar longe de uma finalidade institucional, ferindo o parágrafo 1º do artigo 37 da Constituição Federal.

Ministério Público vai investigar propaganda


A suposta autopromoção do governo Carlito poderá ter o mesmo destino de outras publicidades da Prefeitura de Joinville. Seguramente ela será alvo de investigação do Ministério Público Estadual (MPE). Após observar as fotos da campanha publicitária, apresentadas pela equipe de reportagem da Gazeta de Joinville, o promotor de justiça Sérgio Joesting, que responde interinamente pela 13ª Promotoria de Justiça de Joinville, responsável pela Curadoria de Defesa da Moralidade Administrativa, foi categórico: “Vamos instaurar um procedimento para averiguar. Ainda não tínhamos conhecimento sobre essa situação. Se estiver em desacordo com a lei, uma Ação Civil Pública será instaurada”.

Em Joinville, isso já fez com que prefeitos, por força da justiça, tivessem que retirar a publicidade das ruas e sepultassem um valioso dinheiro que poderia ser aplicado em áreas essenciais para a população.

Coluna Direto da Redação

Coluna "Direto da Redação" já atualizada
na página da Gazeta de Joinville
. Acesse aqui