terça-feira, 20 de outubro de 2009

IPVA mais baixo anima mercado de seminovos

Mercado de veículos usados sofre com a grande oferta nas revendedoras

A possibilidade da redução do Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) em 2010 anima o mercado de usados e seminovos. “O imposto deve cair de 10% a 15% no próximo ano. Essa redução vem em boa hora, faz o vendedor ter mais um argumento forte na hora da venda”, prevê o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores de Santa Catarina (Assovesc), Alessandro Anacleto da Silva.

A redução no IPVA acontecerá em todo o País. É conseqüência da queda no preço dos veículos usados devido ao IPI reduzido dos carros novos, implantado pelo Governo Federal no final de 2008 para combater os efeitos da crise econômica. Em Santa Catarina, o IPVA é fixado em 2% sobre o valor de mercado para carros leves e em 1% para motos.

Segundo o gerente de Arrecadação da Secretaria Estadual da Fazenda, Nilson Scheidt, cerca de 90% dos proprietários dos carros no Estado pagarão IPVA menor em 2010. Os novos valores do imposto devem ser divulgados em novembro.

A notícia da redução do imposto vem em boa hora para os revendedores. Com o IPI reduzido para carros zero quilômetro, as vendas e o valor dos usados caíram. “A desvalorização foi de 20% e30%”, diz Silva.

Para o presidente da Assovesc, o cenário para 2010 é de otimismo no setor. “Devemos ter um incremento nas vendas”, prevê.

Atualmente, o mercado de usados e seminovos na região sofre com a grande oferta de veículos. “Hoje, no Médio Vale, temos mais de 35 mil carros sendo oferecidos nas revendedoras. A oferta é muito grande”, salienta Silva.

Ele defende também a implantação de uma tabela regional de preços para fixação do IPVA. O Governo utiliza como base, para todo o País, a tabela da Fipe. “Um carro que custa R$ 20 mil aqui no Sul tem outro preço no Nordeste. Defendo uma tabela regional para que cada área tenha preços reais”, diz.

Saiba mais

Quando a crise começou, na metade de setembro de 2008, os preços dos veículos estavam em alta devido à grande demanda. Assim, a pesquisa de preços para calcular o IPVA de 2009 tomou por base valores ainda “em alta”.

A queda começou efetivamente a partir de outubro, atingindo o “pico” no início deste ano, quando o imposto foi pago - o pagamento em Santa Catarina é entre janeiro e dezembro, dependendo do final da placa. Na ocasião, os carros já estavam valendo cerca de 20% a 30% menos em comparação aos preços captados pela Fipe em setembro de 2008.

Para o imposto a ser pago em 2010, a Fipe coletou os preços dos carros no mês passado. Como os preços são pesquisados durante o mês todo, é feita uma média. Sobre ela incide o imposto, conforme o tipo de combustível e a característica do veículo.

Os carros mais seminovos (com um a três anos de uso) tendem a ter as maiores quedas no imposto, por conta da desvalorização natural nos primeiros anos de uso. O preço dos carros usados (acima de cinco ou seis anos de uso) tende a “cair menos” com o passar do tempo.

Fonte: Folha de Blumenau

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