A possibilidade da redução do Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) em 2010 anima o mercado de usados e seminovos. “O imposto deve cair de 10% a 15% no próximo ano. Essa redução vem em boa hora, faz o vendedor ter mais um argumento forte na hora da venda”, prevê o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores de Santa Catarina (Assovesc), Alessandro Anacleto da Silva.

Segundo o gerente de Arrecadação da Secretaria Estadual da Fazenda, Nilson Scheidt, cerca de 90% dos proprietários dos carros no Estado pagarão IPVA menor em 2010. Os novos valores do imposto devem ser divulgados em novembro.
A notícia da redução do imposto vem em boa hora para os revendedores. Com o IPI reduzido para carros zero quilômetro, as vendas e o valor dos usados caíram. “A desvalorização foi de 20% e30%”, diz Silva.
Para o presidente da Assovesc, o cenário para 2010 é de otimismo no setor. “Devemos ter um incremento nas vendas”, prevê.
Atualmente, o mercado de usados e seminovos na região sofre com a grande oferta de veículos. “Hoje, no Médio Vale, temos mais de 35 mil carros sendo oferecidos nas revendedoras. A oferta é muito grande”, salienta Silva.
Ele defende também a implantação de uma tabela regional de preços para fixação do IPVA. O Governo utiliza como base, para todo o País, a tabela da Fipe. “Um carro que custa R$ 20 mil aqui no Sul tem outro preço no Nordeste. Defendo uma tabela regional para que cada área tenha preços reais”, diz.
Saiba mais
Quando a crise começou, na metade de setembro de 2008, os preços dos veículos estavam em alta devido à grande demanda. Assim, a pesquisa de preços para calcular o IPVA de 2009 tomou por base valores ainda “em alta”.
A queda começou efetivamente a partir de outubro, atingindo o “pico” no início deste ano, quando o imposto foi pago - o pagamento em Santa Catarina é entre janeiro e dezembro, dependendo do final da placa. Na ocasião, os carros já estavam valendo cerca de 20% a 30% menos em comparação aos preços captados pela Fipe em setembro de 2008.
Para o imposto a ser pago em 2010, a Fipe coletou os preços dos carros no mês passado. Como os preços são pesquisados durante o mês todo, é feita uma média. Sobre ela incide o imposto, conforme o tipo de combustível e a característica do veículo.
Os carros mais seminovos (com um a três anos de uso) tendem a ter as maiores quedas no imposto, por conta da desvalorização natural nos primeiros anos de uso. O preço dos carros usados (acima de cinco ou seis anos de uso) tende a “cair menos” com o passar do tempo.
Fonte: Folha de Blumenau
Nenhum comentário:
Postar um comentário