sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Escolas de Joinville e Florianópolis mobilizam alunos contra a corrupção



As instituições educacionais Bom Jesus/IELUSC, de Joinville, e Educandário Imaculada Conceição, de Florianópolis, realizaram eventos simultâneos nos últimos dias 22 e 23 deste mês com o objetivo de conscientizar seus alunos sobre a importância do combate à corrupção. Os eventos fizeram parte da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?" e serviram como projeto piloto de uma ação internacional a ser desenvolvida pela UNESCO.

Nos dois dias, as escolas  desenvolveram atividades abrangendo as diversas áreas do conhecimento, artes e esportes - sempre com a temática proposta pela campanha No Bom Jesus/Ielusc envolveu os alunos da educação infantil ao ensino superior. Já no Educandário Imaculada Conceição foram os alunos da educação infantil ao ensino fundamental.

Os colégios realizaram atividades para todas as faixas etárias dos alunos. O Colégio Imaculada Conceição, entre outras atividades, trabalhaou utilizando desenhos animados com a educação infantil, mostrando as atitudes certas e erradas dos personagens, relacionando-as com o dia a dia das crianças, e utilizou músicas e a observação de atitudes no trânsito em frente à escola para levantar o debate sobre o tema.

O Bom Jesus/IELUSC, propôs aos estudantes, de acordo com a faixa etária, jogos cooperativos, teatro, músicas, palestras e debates com o objetivo de levar o aluno a perceber quais são os atos ou ações inadequadas em cada situação, que envolvam respeito ao outro e a si próprio. Da mesma forma, o Educandário Imaculada Conceição.

Os dois eventos contaram com o apoio e a participação do Ministério Público de Santa Catarina. Em Florianópolis, o Promotor de Justiça Ricardo Paladino, Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa do MPSC e Coordenador Estadual da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?" realizou palestra, e a Promotora de Justiça Marina Modesto Rebelo foi entrevistada pelas crianças das fases iniciais. Em Joinville, o Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, Coordenador Nacional da campanha participou das atividades.

Nenhum comentário: