quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Operação Fundo Falso: 12 pessoas presas em 3 Estados por suspeita de crime de estelionato

A operação "Fundo Falso", desencadeada em conjunto pelo Ministério Público dos Estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, resultou até o final da manhã desta terça-feira (29/09) na prisão temporária de doze pessoas - sete em Curitiba (PR), uma em Colombo (PR), uma em Joinville (SC) e três no Guarujá (SP) - envolvidas em estelionato contra idosos. As investigações apontam que a quadrilha aplicou golpes com valores estimados acima de R$ 500 mil reais.

Em Santa Catarina, integrantes da Força-Tarefa da Coordenadoria de Investigações Especiais da Unidade de Joinville, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Paraná, juntamente com a Polícia Militar local, cumpriram mandado de prisão temporária e várias buscas e apreensões.

A "Operação Fundo Falso" tem como objetivo desarticular organização criminosa que realizava golpes por meio de fraude de cartões de crédito, do financiamento de veículos, eletrodomésticos, móveis ou equipamentos diversos. Os golpistas utilizavam documentos de terceiros (laranjas), com a abertura de contas bancarias, confecção de cartões de créditos, empréstimos fraudulentos para aquisição de bens, em especial de veículos, para executar o crime.

O Secretário-Geral do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), Promotor de Justiça Andrey Cunha Amorim, esclareceu que o trabalho foi possível em razão da troca de informaçõesque o GNCOC permite, através do entrosamento do Ministério Público dos Estados, no combate ao crime organizado.

As investigações continuam na tentativa de prender outros integrantes da quadrilha que nesta operaçãonão foram localizados.

Nenhum comentário: