quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Google Earth: culpa pelos ataques em Mumbai?

Os atentados em Mumbai, Índia, suscitaram novamente polêmica sobre o uso do Google Earth. Um terrorista que foi pego pela polícia disse que seus companheiros usaram o aplicativo para organizar os ataques que aconteceram na semana passada, além de usar celulares e programas complexos de GPS para chegar à cidade pelo mar.

A polícia indiana disse que os terroristas se familiarizaram com as ruas de Mumbai por meio de imagens de satélite. Uma petição entrou na corte de Bombaim para censurar imagens de áreas consideradas chave na Índia, como o Centro de Pesquisa Atômica Bhabha, ao menos até as investigações sobre os ataques acabarem.

Mas não podemos esquecer que a Índia planeja lançar um aplicativo que concorrerá com o Google Earth. O projeto, chamado de Bhuvan, que significa "Terra" em sânscrito, está sendo desenvolvido pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial (Indian Space Research Organisation, em inglês), que se situa em Bangalore, o Vale do Silício do país.

O programa será gratuito e usará uma rede de satélite para criar imagens em alta resolução da Índia e depois do mundo inteiro. Para completar, a agência planeja atualizar suas imagens todo ano, o que pode ajudar a acompanhar o ritmo das cidades indianas e talvez assustar um pouquinho o Google.

Nenhum comentário: