quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Lula perde pontos

Na disputa pelo Palácio do Planalto, Serra abre vantagem em relação a Dilma BRASÍLIA - A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu 4,7 pontos percentuais em setembro, de acordo com a Pesquisa CNT/Sensus, divulgada ontem pela Confederação Nacional do Transporte e o Instituto Sensus.

Conforme a pesquisa, a popularidade de Lula este mês ficou em 76,8%. Em maio, quando foi feito o último levantamento, era de 81,5%. Entre os fatores que causaram a queda estão a crise no Senado, a gripe A e o efeito Lina e Dilma (a contradição entre as afirmações da ex-secretária da Receita e da ministra-chefe da Casa Civil sobre um suposto encontro das duas). A avaliação do governo também teve queda de 4,4 pontos percentuais. Em setembro, a avaliação positiva foi de 65,4%, enquanto em maio, havia sido de 69,8%.

Na disputa pelo Palácio do Planalto, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), abriu vantagem em relação à ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), segundo a pesquisa CNT/Sensus. Serra perderia apenas para o próprio presidente Lula, que não pode disputar a reeleição. O tucano é o primeiro lembrado depois de Lula na pesquisa espontânea, com 7,7% das intenções de votos.

O presidente aparece líder absoluto com 21,2%. Dilma aparece em terceiro, com 4,8%, seguida pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), com 3,1%, e pelo deputado Ciro Gomes (PSB), com 1% dos votos. A senadora Marina Silva (PV) foi lembrada por 0,9% dos eleitores na pesquisa espontânea. Na estimulada, Serra venceria Dilma com 39,5% dos votos, enquanto a petista recebeu 19%. A pesquisa CNT/Sensus foi feita entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2 mil pessoas, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou menos.



lista | imprimir | enviar | letra A -| A + próxima

Nenhum comentário: