terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Mais de 1,6 mil crianças/adolescentes adotados em SC em 2009, segundo CEJA

Mais de 1,6 mil crianças e adolescentes foram adotadas ao longo de 2009 em Santa Catarina, em processos sob coordenação e supervisão da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA), órgão vinculado à Corregedoria-Geral da Justiça do TJ.

Deste total, 6% dos casos envolveram adoção internacional – foram 96 no período, com 79 já finalizadas e 17 em estágio de convivência. Segundo dados da CEJA, o aumento do número de adoções nacionais, em relação aos anos anteriores, deu-se pelo fato de as comarcas terem registrado estas ações no Cadastro Único Informatizado de Adoção e Abrigo – CUIDA, o que possibilitou a emissão de relatórios estatísticos compatíveis com a realidade.

No caso das adoções internacionais, o número de crianças adotadas foi maior devido as adoções de grupos de irmãos. A Itália e a França foram os países que mais adotaram crianças e adolescentes brasileiros: foram 75 crianças/adolescentes adotados por 38 casais italianos e 15 crianças/adolescentes adotados por cinco casais franceses e uma pretendente francesa.

Em 2010, o número de adoções deve aumentar em relação a 2009. Um estudo realizado pela Comissão Estadual revela que existem mais de 3 mil pretendentes habilitados (residentes em Santa Catarina – 2544; residentes em outros estados – 653; e estrangeiros – 340) e que 1.677 crianças/adolescentes, entre meninos e meninas, moram em abrigos a espera de um pai ou uma mãe.

Nenhum comentário: