quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ação conjunta do CIE de Joinville e GAECO combate atos de corrupção e roubo de cargas

Ação conjunta da Subcoordenadoria de Investigações Especiais de Joinville, do Ministério Público de Santa Catarina, e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de Foz do Iguaçu (GAECO) desencadeou, nesta quinta-feira (4/1/2010), a operação "Satélite" em seis cidades nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, para combater atos de corrupção de agentes públicos e roubo de cargas.

A ação prevê o cumprimento de 19 mandados de prisão e 20 mandados de busca e apreensão. Até o momento já foram presas três pessoas em Joinville (SC), quatro em Francisco Beltrão (PR) e três em Jaboticabal (SP), e apreendido um revólver e notas fiscais.

Segundo as investigações, que iniciaram há mais de seis meses, os investigados, travestidos de comerciantes, agentes de frete e caminhoneiros, contratavam o transporte de mercadorias e, após simular o roubo das cargas, as comercializavam por até 30% do seu valor real. Para dar aparência de legitimidade junto às vítimas, seguradoras ou contratantes, os investigados corrompiam policiais para que procedessem a lavratura de boletins de ocorrência.

Na primeira etapa dos trabalhos, realizada ainda durante as investigações, constatou-se que os envolvidos desviaram cargas no valor aproximado de R$ 3 milhões, sendo que R$ 2 milhões foram recuperados com a prisão de cinco integrantes da quadrilha.  As investigações prosseguem.

Nenhum comentário: