quarta-feira, 23 de março de 2011

Deputado chama ministro Joaquim Barbosa de "moreno escuro"




      Agência Câmara
O deputado Júlio Campos 



 
O deputado federal Júlio Campos (DEM-MT) provocou constrangimento na reunião da bancada do partido na Câmara ontem (22) ao chamar de moreno escuro o ministro do STF Joaquim Barbosa.

Mais tarde, Campos admitiu, por meio de nota, que usou a expressão "moreno escuro" para se dirigir ao ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, durante uma reunião da bancada de seu partido. Segundo o comunicado, os termos foram empregados "somente por não lembrar naquele momento o nome do magistrado".

A fala do parlamentar foi feita durante uma reunião de bancada do partido sobre o foro privilegiado, uma das discussões a respeito do do Código Penal.

Campos lançou mão da expressão ao criticar a eficácia do foro privilegiado destinado às autoridades no país e defender a prisão especial para autoridades, uma das questões polêmicas em debate na reforma do Código Penal, que está prestes a ser votada na Casa.

"Essa história de foro privilegiado não dá em nada. O nosso Ronaldo Cunha Lima, ex-senador, precisou ter a coragem de renunciar ao cargo para não sair daqui algemado, e, depois, você cai nas mãos daquele moreno escuro lá no Supremo, Ai, já viu" - foram as palavras anotadas por pessoas que participavam da sessão.

De acordo com o democrata - logo em seguida, alertado por colegas - "não houve interesse de desmerecer o ministro na expressão".

O parlamentar disse, mais tarde, que fizera contato com o chefe de gabinete do ministro e pediu que fosse repassado seu pedido de desculpas por eventuais constrangimentos.

Uma fonte de Brasília disse ao Espaço Vital que o ministro Barbosa se recusou a atender a ligação
telefônica. A assessoria de imprensa do STF afirmou simplesmente que "Barbosa não se manifestou sobre o episódio".

Campos é um dos parlamentares do DEM que cogita deixar o partido para migrar para a nova agremiação política criada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), o Partido Social Democrático (PSD).

Nenhum comentário: