quarta-feira, 21 de abril de 2010

Baixaria no Paraná

MPF investiga agressão de apresentador da TV Vila Velha a estudante

O Ministério Público Federal em Ponta Grossa (PR) instaurou procedimento administrativo para apurar abuso no exercício da liberdade de radiodifusão por conta da conduta do apresentador José Carlos Stachowiak, o “repórter Zeca”, do programa RP2, da TV Vila Velha, de Ponta Grossa. O motivo foram as agressões a Lucas Nobuo Waricoda, estudante de Jornalismo da UEPG que publicara na internet um texto crítico ao programa.

O procedimento foi motivado por uma representação da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Deputados, por meio da Coordenação da Campanha Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania, contendo diversas manifestações referentes ao programa. Também foram consideradas as notas de solidariedade e repúdio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, da Sociedade Direitos Humanos para a Paz – DHPAZ e do Grupo Tortura Nunca Mais do Paraná. Os delitos de injúria e ameaça podem configurar infração a normas de prestação do serviço público federal de radiodifusão.

No programa RP2 do dia 31 de março, Zeca ameaçou várias vezes o estudante e agrediu sua honra e a de sua família. Isto porque Lucas publicou no blog Crítica de Ponta uma crítica ao programa como “um dos exemplos do que há de mais sensacionalista na mídia dos Campos Gerais”.

Assista o vídeo



Como medida inicial, o MPF solicitou à direção da TV Vila Velha cópia da íntegra do Programa RP2 do dia 31 de março, além de informações sobre providências adotadas em relação ao caso. O Sindicato dos Jornalistas do Paraná também cobrou da emissora a forma como vem sendo tratado o caso, bem como a não observância de itens da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

Nenhum comentário: