quinta-feira, 9 de julho de 2009

Obras do Contorno Ferroviário começam na próxima semana

Filas de carros parados, ônibus atrasando viagens e o trem cruzando a avenida principal ou realizando lentas manobras. Esta cena, que durante longos anos fez parte do cotidiano de muitos joinvilenses, vai deixar de existir. Na próxima semana, o Governo Federal, por intermédio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), inicia as obras do Contorno Ferroviário de Joinville. A parte do levantamento topográfico já está sendo executada.

A cerimônia de entrega da Ordem de Serviço para a empresa contratada será neste sábado (11/07), às 10h30, na escola municipal Luiz Gomes, com a presença do diretor geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, do governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, e do prefeito de Joinville, Carlito Merss. O prefeito Carlito Merss ficou satisfeito com a confirmação da entrega da ordem de serviço.

Como deputado federal, Carlito gestionou junto ao Governo para que esta importante obra fosse incluída no PAC (Programa de Aceleração de Crescimento). Ao assumir a Prefeitura de Joinville, trabalhou para acelerar a liberação das licenças ambientais. "Felizmente as obras vão começar. É mais uma antiga revindicação de Joinville que se tornará realidade", observou.

Com 18 quilômetros de extensão, o novo contorno ferroviário vai eliminar as causas dos conflitos de tráfego na área urbana e garantir maior segurança ferroviária. O trem deixará de circular na maior parte da área urbana de Joinville. Não cruzará mais a avenida Getúlio Vargas, a rua São Paulo e a Monsenhor Gercino. Passará apenas no bairro Itinga, quase no limite com Araquari. A mudança começa ainda em Guaramirim. A ferrovia segue paralela à BR-280 até o canal do Linguado. Em boa parte do trajeto, ferrovia e asfalto seguirão lado a lado.

Nenhum comentário: