quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Tebaldi sem argumentos para o caos no São José



Rogério Giessel – rogeriogiessel@uol.com.br


As declarações do prefeito Marco Antonio Tebaldi sobre a falência múltipla do hospital Municipal São José, se assemelha como um conta-gotas tentando apagar um incêndio de proporções homéricas na saúde. O comandante de uma administração que protagonizou um escândalo jamais visto na história do município, em que o ex-secretário de saúde Norival Silva, foi preso pela polícia em sua casa com um saco de dinheiro sob a acusação de formação de quadrilha, associada para o cometimento de crimes de concussão, tráfico de influência e corrupção, passiva e ativa, certamente não terá argumentos plausíveis para esconder a realidade que vive a saúde em Joinville.

Justificativa pouco convincente

Tebaldi utilizou o espaço do programa de TV de seus amigos radialistas, para tentar amenizar as afirmações do diretor presidente do hospital São José, Ary Giovanni Santangelo, que relatou sem maquiagens o descaso da atual administração. Estranhamente, Tebaldi justificou as informações prestadas por Ary Santangelo, como uma conversa informal captadas sem o conhecimento do diretor. Na verdade foram duas entrevistas, e nas duas ocasiões, além do flash de um fotografo, havia um gravador disposto de forma bem visível na mão de um repórter. Portanto, é pouco provável que Ary Santangelo tenha confundido a entrevista com uma sessão de fotos para algum book dos ocupantes de cargos de confiança do prefeito.

Nova entrevista confirma caos no São José

Na tarde da última segunda-feira, o diretor Ary concedeu uma nova entrevista. Nela, o diretor confirmou o grave caos vivido naquela unidade de saúde. Sobre as entrevistas anteriores e que foram criticadas por Tebaldi, o diretor manteve suas palavras. “Elas retratam a realidade, ou seja, uma situação de sucateamento do hospital”. Admitiu. Ele afirma também que após a reportagem ser publicada, recebeu total apoio da classe médica do hospital também penalizada com o descaso “Eles muitas vezes vêem seus serviços comprometidos ou denegridos em função das carências existentes.”
O cenário continua preocupante com a maioria dos equipamentos parados por falta de manutenção. “Nosso problema é a Secretaria Municipal de Saúde. Nós apresentamos um laudo de nossas necessidades, como por exemplo, o quarto andar está parado por falta de equipamentos e materiais, lá nada está funcionando. O laudo foi para a Secretaria e está lá, parado.”, lamentou.
O pronto socorro também sofre com a omissão presente no São José. “Para o pronto socorro novo também não veio nada. Nós continuamos com equipamentos alugados ou sucateados”, revela. Ary Santangelo entregará a Tebadi uma relação de equipamentos que estão encostados por falta de manutenção. Ele espera que o prefeito repasse essa relação ao prefeito eleito, Carlito Merss..

Nenhum comentário: