sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Escolas de Joinville e Florianópolis mobilizam alunos contra a corrupção



As instituições educacionais Bom Jesus/IELUSC, de Joinville, e Educandário Imaculada Conceição, de Florianópolis, realizaram eventos simultâneos nos últimos dias 22 e 23 deste mês com o objetivo de conscientizar seus alunos sobre a importância do combate à corrupção. Os eventos fizeram parte da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?" e serviram como projeto piloto de uma ação internacional a ser desenvolvida pela UNESCO.

Nos dois dias, as escolas  desenvolveram atividades abrangendo as diversas áreas do conhecimento, artes e esportes - sempre com a temática proposta pela campanha No Bom Jesus/Ielusc envolveu os alunos da educação infantil ao ensino superior. Já no Educandário Imaculada Conceição foram os alunos da educação infantil ao ensino fundamental.

Os colégios realizaram atividades para todas as faixas etárias dos alunos. O Colégio Imaculada Conceição, entre outras atividades, trabalhaou utilizando desenhos animados com a educação infantil, mostrando as atitudes certas e erradas dos personagens, relacionando-as com o dia a dia das crianças, e utilizou músicas e a observação de atitudes no trânsito em frente à escola para levantar o debate sobre o tema.

O Bom Jesus/IELUSC, propôs aos estudantes, de acordo com a faixa etária, jogos cooperativos, teatro, músicas, palestras e debates com o objetivo de levar o aluno a perceber quais são os atos ou ações inadequadas em cada situação, que envolvam respeito ao outro e a si próprio. Da mesma forma, o Educandário Imaculada Conceição.

Os dois eventos contaram com o apoio e a participação do Ministério Público de Santa Catarina. Em Florianópolis, o Promotor de Justiça Ricardo Paladino, Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa do MPSC e Coordenador Estadual da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?" realizou palestra, e a Promotora de Justiça Marina Modesto Rebelo foi entrevistada pelas crianças das fases iniciais. Em Joinville, o Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, Coordenador Nacional da campanha participou das atividades.

Exagero





“Na quarta-feira (14) pela manhã, presenciei um acontecimento inédito na política joinvilense. A vinda do prefeito Carlito Merss à Câmara Municipal para dialogar com os vereadores é algo singular e que merece aplausos. Atrevo-me a dizer que é um dia especial, histórico, pelo fato de contar com a minoria dos vereadores apoiando seu governo e mostrar-se receptivo com todos.” Esse é o início do informativo enviado por e-mail pelo gabinete da vereadora Tânia Eberhardt, com o título de “Tempo ao tempo”, a vereadora sem dúvida exagerou na dose. Menos Tânia, menos.

Depois do caso Escola Base, Valmir Salaro diz que desconfia até de si mesmo

O jornalista Valmir Salaro, repórter da TV Globo, afirmou que depois do caso Escola Base, em que donos de uma escola infantil foram presos sem provas, desconfia até de si mesmo. “Fui o primeiro a cobrir o caso Escola Base, eu acreditei no caso e assumi meu erro, assim como outro veículos, mas desde esse caso, desconfio até de mim mesmo”, declarou em debate no Seminário “A Polícia e a Mídia”, realizado nesta quinta-feira (22/10), pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).

Salaro disse ainda que foi muito criticado pela entrevista que fez com o casal Nardoni, no caso de Isabella, assunto que foi pauta da mídia por meses. “Fui muito criticado por não pressionar o casal em entrevista, mas não cabe ao jornalista condenar”, afirmou.

O jornalista discorda do uso do termo repórter investigativo. “Não concordo que o jornalista de polícia seja classificado como repórter investigativo, porque quase sempre nós usamos uma fonte oficial, uma informação oficial da polícia, de um delegado”, explicou.

Para Salaro, o repórter de polícia enfrenta desafios diários. “Existe muita arrogância no jornalismo e o profissional que cobre essa área sofre muitos preconceitos dentro da redação”.
O repórter lembrou do caso de Suzane von Richthofen. “Se o mesmo acontecesse na periferia, ninguém cobriria, mas como é uma moça rica e que fala duas línguas, todo mundo cobre”, criticou.

O jornalista também fez outra crítica à imprensa, por haver poucos representantes da mídia no evento, que contou com a maioria de policiais. “Vejo poucos colegas jornalistas aqui, e esse assunto é fundamental para nós, precisamos fazer uma reflexão”, concluiu.

Izabela Vasconcelos, de São Paulo

Greve na Petrobras por tempo indeterminado




Após rejeitarem a nova contraproposta apresentada pela Petrobras, os empregados ligados a Federação Única dos Petroleiros (FUP) poderão entrar em greve por tempo indeterminado já na próxima segunda-feira, dia 26 de outubro. Na última terça-feira após a rejeição da proposta na mesa de negociações, seis integrantes do Sindipetro/RJ decidirão ocupar a sala de reunião. A FUP reivindica a suspensão das punições impostas pela Petrobras à parte da categoria que aderiu à última paralisação. Eles requerem reposição salarial com base no índice do custo de vida do Dieese, de 3,75%, ganho real de 10% e produtividade de 5,1%.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Vídeo de Jair Louzada, preso na última segunda-feira, dia 19, em Blumenau e recambiado para o Presídio Reional de Joinville.

Uma representação criminal contra o ex-prefeito Marco Antonio Tebaldi, iniciada no último dia 15, e movida pela 13ª promotoria da comarca de Joinville, trata de um esquema já conhecido dos joinvilenses. É sobre o desvio de R$ 100 mil dos cofres da Prefeitura Municipal de Joinville, e coincidiu com a prisão de Jair Pedro da Costa Louzada (vídeo).Jair é um dos envolvidos na suposta fraude.


terça-feira, 20 de outubro de 2009

IPVA mais baixo anima mercado de seminovos

Mercado de veículos usados sofre com a grande oferta nas revendedoras

A possibilidade da redução do Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) em 2010 anima o mercado de usados e seminovos. “O imposto deve cair de 10% a 15% no próximo ano. Essa redução vem em boa hora, faz o vendedor ter mais um argumento forte na hora da venda”, prevê o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores de Santa Catarina (Assovesc), Alessandro Anacleto da Silva.

A redução no IPVA acontecerá em todo o País. É conseqüência da queda no preço dos veículos usados devido ao IPI reduzido dos carros novos, implantado pelo Governo Federal no final de 2008 para combater os efeitos da crise econômica. Em Santa Catarina, o IPVA é fixado em 2% sobre o valor de mercado para carros leves e em 1% para motos.

Segundo o gerente de Arrecadação da Secretaria Estadual da Fazenda, Nilson Scheidt, cerca de 90% dos proprietários dos carros no Estado pagarão IPVA menor em 2010. Os novos valores do imposto devem ser divulgados em novembro.

A notícia da redução do imposto vem em boa hora para os revendedores. Com o IPI reduzido para carros zero quilômetro, as vendas e o valor dos usados caíram. “A desvalorização foi de 20% e30%”, diz Silva.

Para o presidente da Assovesc, o cenário para 2010 é de otimismo no setor. “Devemos ter um incremento nas vendas”, prevê.

Atualmente, o mercado de usados e seminovos na região sofre com a grande oferta de veículos. “Hoje, no Médio Vale, temos mais de 35 mil carros sendo oferecidos nas revendedoras. A oferta é muito grande”, salienta Silva.

Ele defende também a implantação de uma tabela regional de preços para fixação do IPVA. O Governo utiliza como base, para todo o País, a tabela da Fipe. “Um carro que custa R$ 20 mil aqui no Sul tem outro preço no Nordeste. Defendo uma tabela regional para que cada área tenha preços reais”, diz.

Saiba mais

Quando a crise começou, na metade de setembro de 2008, os preços dos veículos estavam em alta devido à grande demanda. Assim, a pesquisa de preços para calcular o IPVA de 2009 tomou por base valores ainda “em alta”.

A queda começou efetivamente a partir de outubro, atingindo o “pico” no início deste ano, quando o imposto foi pago - o pagamento em Santa Catarina é entre janeiro e dezembro, dependendo do final da placa. Na ocasião, os carros já estavam valendo cerca de 20% a 30% menos em comparação aos preços captados pela Fipe em setembro de 2008.

Para o imposto a ser pago em 2010, a Fipe coletou os preços dos carros no mês passado. Como os preços são pesquisados durante o mês todo, é feita uma média. Sobre ela incide o imposto, conforme o tipo de combustível e a característica do veículo.

Os carros mais seminovos (com um a três anos de uso) tendem a ter as maiores quedas no imposto, por conta da desvalorização natural nos primeiros anos de uso. O preço dos carros usados (acima de cinco ou seis anos de uso) tende a “cair menos” com o passar do tempo.

Fonte: Folha de Blumenau