terça-feira, 22 de março de 2011

RIC TV tira deputado do ar após atropelamento

 
A direção da RIC TV, afialiada da Rede Record de Televisão no Paraná, tirou do ar o apresentador Gilberto Ribeiro (PSB. Ele foi o segundo mais nas últimas eleições para deputado estadual, no Paraná, com mais de 103 mil votos.

Na noite de sábado (12), o peesebista teria atropelado um adolescente em cima da calçada, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba. Testemunhas garantem que o deputado dirigia o veículo e, de acordo com denúncias feitas à polícia, ele estava embriagado. Um inquérito foi aberto para apurar o caso.

Gilberto Ribeiro confirmou, apenas nesta segunda-feira (14), que estava no interior do veículo no momento do acidente. No entanto, diferentemente das denúncias das testemunhas, o deputado afirmou que era o passageiro. Ele explicou que não foi prestado socorro à vítima porque teria sido 'reconhecido por populares'.



A RIC TV apresentou uma nota oficial sobre o afastamento de Gilberto Ribeiro. Leia na íntegra:

Curitiba, 14 de março de 2011.

Na noite do último sábado (12), o deputado estadual Gilberto Ribeiro (PSB), teve o veículo particular envolvido em um atropelamento no município de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba. Devido ao ocorrido, o Grupo Ric Paraná esclarece oficialmente que está afastando o deputado da apresentação do programa jornalístico Balanço Geral, transmitido pela Ric TV (Record Curitiba), até que as investigações da polícia estejam encerradas. O objetivo da decisão é de não interferir no andamento das investigações.

A decisão reafirma o compromisso de manter a isenção dos veículos de comunicação do Grupo Ric no Paraná até que os fatos sejam definitivamente esclarecidos.

A partir de hoje, 14 de março, o programa jornalístico Balanço Geral passa a ser apresentado pelo comunicador Paulo Robero.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Grupo Ric Paraná


O deputado Gilberto Pereira também divulgou nota de esclarecimento:

O Deputado Gilberto Ribeiro vem a público esclarecer os fatos ocorridos neste último sábado, 12 de março de 2011, ocorrido por volta das 21:50 horas.

"Como noticiado pela imprensa um veículo de minha propriedade se envolveu numa ocorrência de trânsito. Ocorreu o atropelamento de um jovem, que sofreu apenas escoriações, passa bem e tem toda a nossa assistência estando já no convívio de seus familiares. No local onde ocorreu o acidente havia pouca iluminação, dada a precariedade da iluminação pública, assim como as condições da via não eram das melhores, isso aliado a fina garoa que ocorria no momento. Pelo que pude observar, por conta do repentino acontecimento, após a abrupta manobra realizada pelo condutor do meu veículo para desviar de um buraco, sentimos que o veículo foi atingido por algo a altura do retrovisor direito".

"Imediatamente ordenei a parada do veículo e desci para entender o que havia ocorrido. Neste momento observei que o veículo havia atingido um jovem, trajando roupas escuras, e que estava transitando na via, por não constar meio fio e calçada para o deslocamento dos pedestres. Logo se formou uma aglomeração de pessoas. Por ser pessoa pública logo fui identificado e um ou outro começou a inflamar os curiosos".

"Temendo por minha integridade e ciente que o rapaz estava consciente (não seria prudente mexer na vítima sem que um profissional da saúde o fizesse) tomei a direção do veículo, pois notei que o condutor estava extremamente abalado e nos retiramos do local determinando a meus assessores que acionassem as autoridades de trânsito e do Siate relatando sobre o ocorrido. Determinei imediatamente que todas as providências para a assistência ao jovem fossem tomadas".

"É inverídica qualquer versão a estes fatos que relate que me evadi do local sem prestar assistência ao acidentado, bem como qualquer insinuação de que havia consumido bebida alcoólica e que no momento estava na condução de meu veículo."
 
Fonre: Bonde News

WikiLeaks lança no Brasil agência de jornalismo investigativo

 
Interessadas em produzir reportagens que demandam longo período de apuração e produção independente, as jornalistas Natalia Viana, colaboradora do Wikileaks, e as colegas de profissão Marina Amaral e Tatiana Merlino deram início a Pública, agência de jornalismo investigativo que atuará nos moldes dos tradicionais centros de investigação da Europa e Estados Unidos.

Diferente das organizações Repórter Brasil e Transparência, que produzem jornalismo como ativistas, a atuação da agência Pública está nacionalmente na vanguarda, como explica Natalia. “Nós seremos um centro apenas de jornalismo, com diferentes temas”, e completa “é um modelo pioneiro, na verdade. É inovador porque estamos propondo uma nova forma de fazer jornalismo investigativo, fora das redações tradicionais, embora em parceria com elas”, afirma.



O projeto, pensado quando Natalia e Marina estavam na revista Caros Amigos, busca preencher uma lacuna existente em diversos veículos de imprensa no Brasil que, na opinião de Marina, carecem de recurso e espaço para investir em pautas com mais fôlego e apuração. ”O nosso objetivo é de investir em apuração bem feita, aprofundar a questão da matéria bem apurada, fazer investigação com o enfoque no interresse público”, explica.

Apoio

A Pública não terá patrocínio fixo, cada pauta produzida pelas repórteres ou colaboradores poderá ser apoiada por uma determinada fundação e também contar com a divulgação de veículos de comunicação. “Começamos com a Carta Capital, mas já temos outras propostas”, responde Amaral, citando também a montadora Ford como parceira de um eventual projeto.

Wikileaks
Além dos centros internacionais de jornalismo investigativo, como o Center for Public Integrity, Center for Investigative Reporting e Bureau, a agência tem o apoio do Wikileaks, entidade que divulga telegramas secretos a respeito da diplomacia mundial.

“Somos parceiros um tanto orgânicos, por causa do meu trabalho junto a eles. O Wikileaks é uma organização jornalística, que está trabalhando para ampliar esse lado de produção de conteúdo jornalístico, e é nesse sentido que estamos pensando em colaborar em projetos futuros”, responde Natalia Viana.
Renan Justi - Comunique-se

segunda-feira, 21 de março de 2011

Fenaj publica nota de repúdio contra agressão a fotógrafo dA Gazeta de Joinville

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) publicou em seu site, uma nota de repúdio contra a covarde agressão de Sidney Martins Carlos, vulgo Sid, o qual, é proprietário da  Guincho Truck Auto Socorro Ltda, empresa contratada pela Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville (Conurb).

quinta-feira, 17 de março de 2011

Veto ao PL que exige diploma de jornalismo no serviço público estadual será apreciado nos próximos dias

 

O Projeto de Lei 63/2010, aprovado por unanimidade em dezembro passado, na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), volta à pauta no Parlamento. Nos próximos dias, os deputados irão apreciar o veto recomendado pelo governador Raimundo Colombo ao Projeto. 

O Projeto de Lei, de autoria do deputado e jornalista Kennedy Nunes, estabelece a exigência da formação superior em jornalismo para a contratação de profissionais para a específica função no serviço público estadual. 
 
Com visitas quase diárias à Assembléia Legislativa, Rubens Lunge, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC)tem buscado apoio dos parlamentares e assessorias para a aprovação do texto. Para Rubens, além de garantir qualidade no jornalismo no serviço público, o Projeto de Lei significa vitória da categoria na luta pelo reconhecimento da profissão. 

Para tornar lei a proposta, é necessário que a maioria simples dos deputados presentes votem contra o veto. Até agora, 29 dos 40 deputados declararam apoio ao Projeto. 

Dia 22 de fevereiro, a Comissão Permanente de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Romildo Titon (PMDB) votou pela admissibilidade do veto. Acordos entre parlamentares e o SJSC, bem como o feriado de Carnaval fizeram com que a apreciação, que teria até 5 de março para ocorrer, fosse transferida da pauta nas sessões de votação na Assembléia. Nesta semana, a ausência do deputado Kennedy Nunes (PP) às sessões foi o motivo do adiamento. Em viagem à China, Kennedy não teria a oportunidade de defender o projeto de sua autoria. O deputado volta ao país neste final de semana.

Dia 3, último, o SJSC publicou matéria do placar de votos dos parlamentares.

Histórico:
 
>8 de Dezembro/2010: deputados estaduais aprovam, por unanimidade, o Projeto de Lei 63/2010, na Alesc. (Matéria no site)

>17 de Janeiro: por indicação da Procuradoria Geral do Estado, Raimundo Colombo veta o PL. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União em 18 de janeiro.

>18 de Janeiro: o SJSC tem audiência com o governador Raimundo Colombo para tratar do assunto. A audiência seria realizada dia 11, mas foi adiada.(Matéria no site)

>19 de janeiro: em audiência na Casa Civil, com Leandro Zanini, diretor de assuntos legislativos da Secretaria de Estado de Coordenação e Articulação (Casa Civil) e Cláudia de Conto, diretora de Imprensa da Secretaria de Comunicação Social do governo, o SJSC pede explicações sobre a justificativa do veto. Na ocasião, o governo se compromete a contratar apenas jornalistas com formação superior específica durante seu mandato. (Matéria no site) 

>Nos meses de Fevereiro e Março, o SJSC faz visitas seguidas à Alesc. O objetivo é sensibilizar os deputados sobre a importância do PL e solicitar a confirmação do voto de cada um dado a favor da proposta, como em 8 de dezembro. 

>O SJSC inicia campanha de envio de e-mails aos deputados, pedindo a derrubada do veto.  

> Dia 22 de Fevereiro, a Comissão Permanente de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Romildo Titon (PMDB) votou pela admissibilidade do veto.


Compatível com o mercado. Bethânia poderia gastar até mais de R$ 1,3 milhão com videoblog


Internautas brasileiros se revoltaram com a notícia de que o Ministério da Cultura autorizou a cantora Maria Bethânia a captar R$ 1,3 milhão para o blog "O Mundo Precisa de Poesia”, que reunirá vídeos com interpretações da cantora para grandes obras.

Os 365 vídeos, um para cada dia do ano, serão dirigidos por Andrucha Waddington, famoso cineasta. O valor do blog e a escolha do cineasta para dirigir os vídeos causaram polêmica. Muitos internautas questionam se Maria Bethânia não conhece o Wordpress, Blogspot e YouTube, ferramentas gratuitas.

Os valoresPara criar um blog institucional completo muitas empresas cobram entre R$ 10 e 20 mil. Por esse motivo, os internautas questionaram os valores. No entanto, para a gravação de vídeos, uma produtora cobra, em média, entre R$ 10 e R$ 15 mil a diária, o que permite a gravação de até quatro vídeos. Levando em conta esses números, a cantora gastaria mais de R$ 1,3 milhão apenas com 365 clipes.

Mesmo assim, os internautas dizem estar indignados. Os termos Maria Bethânia, #bolsablog, Andrucha, Lei Rouanet, e MinC dominam o Trending Topics Brasil, como um dos assuntos mais comentados no Twitter. O nome da cantora também aparece no TT mundial.

“Ela nunca ouviu falar em Blogspot? Puta falta d sacanagem! MariaBethânia terá R$ 1,3 milhão (do gov.) p/ criar blog” - @MarioComR

“Quantos grupos teatrais, de dança, quantos músicos sofrem para serem aprovados na Lei Rouanet e a Maria Bethania consegue a aprovação...” - @fabiorocha89j

Um internauta lançou “O blog da Bethânia – Um milhão de motivos para você acessar”, para satirizar a cantora.

No final da tarde desta quarta-feira (16/3), o Ministério da Cultura divulgou uma nota, em que esclarece que projeto de Maria Bethânia foi aprovado, mas que a autorização para captar o dinheiro em empresas e instituições não garante a verba, apenas permite que a cantora busque os recursos.

Em todo caso, o dinheiro público, ainda que indiretamente, faz parte da polêmica, já que as empresas que apoiarem o blog poderão abater, do imposto de renda, o valor doado ao projeto da cantora.

Confira a íntegra da nota:

Nota de Esclarecimento 

Em relação à aprovação do projeto de blog da cantora Maria Bethânia para captação via Lei do Audiovisual, o Ministério da Cultura informa:
• O projeto em questão (Pronac 1012234) foi aprovado pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), que reúne representantes de artistas, empresários, sociedade civil (de todas as regiões do país) e do Estado;
• Esta aprovação, que seguiu estritamente a legislação, não garante, apenas autoriza a captação de recursos junto à sociedade;
• Os critérios da CNIC são técnicos e jurídicos; assim, rejeitar um proponente pelo fato de ser famoso, ou não, configuraria óbvia e insustentável discriminação;
• Todas as reuniões deliberativas da CNIC têm transmissão em áudio em tempo real pelo site do MinC (
www.cultura.gov.br), acessível a qualquer cidadão.
 
Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura

Fonte: Comunique-se -  Izabela Vasconcelos



 

terça-feira, 15 de março de 2011

três novos desembargadores no Tribunal de Justiça de Santa Catarina

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Trindade dos Santos, empossou em seu  gabinete na tarde do dia 15, os três novos desembargadores do Judiciário catarinense. Oriundos da OAB pelo quinto constitucional e indicados pelo governador Raimundo Colombo, tomaram posse João Batista Goés Ulyssea e Ronei Danielli. Como magistrado de carreira, pelo critério de merecimento, tomou posse Luiz Fernando Boller.

   A cerimônia, marcada pela simplicidade, reuniu magistrados, familiares, diretores, assessores e servidores do TJ na sala de reuniões do Gabinete da Presidência. “Tenho certeza de que os senhores, com esforço e dedicação, abrilhantarão ainda mais a Justiça de Santa Catarina”, destacou o presidente do TJ, ao dirigir-se aos novos colegas.

   O desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins, em nome do Tribunal, saudou os novos desembargadores, oportunidade em que destacou os predicados de cada um dos nomeados. O recém-empossado desembargador Luiz Fernando Boller, como magistrado de carreira, fez breve discurso em nome do grupo, e afiançou que pretende continuar a desempenhar com pleno vigor sua atividade, em busca da efetividade e celeridade da Justiça.

sábado, 12 de março de 2011

Repulsa ao marido fedorento

Repulsa ao marido fedorento

Uma egípcia pediu e obteve o divórcio em um tribunal do Cairo,  depois de alegar que não suportava mais  


"a falta de higiene e o mau cheiro do marido". O casal vivia junto havia oito anos e morava com seus três filhos no bairro residencial de Nasr City, no Cairo. Apesar das aparências de tranquilidade conjugal, a mulher vivia um verdadeiro drama, porque o marido decidira, havia dez meses, não tomar mais banho.

"Quero a liberdade, não tentem me reconciliar. Não suporto mais seu cheiro", implorou a mulher, após relatar ao juiz seu sofrimento físico e psicológico com a falta de higiene do marido.

O marido foi intimado para dar explicações em audiência, mas como ele não compareceu o juiz concedeu o divórcio. Não foi divulgado o teor da sentença, mas é possível que o magistrado tenha reconhecido a "incompatibilidade de odores".
Fonte: www.espacovital.com.br